20 de maio de 2019

REPRESENTATIVIDADE E TRANSIÇÃO CAPILAR


Por que meu cabelo é assim ?
Porque eu falo desse jeito?
Porque eu gosto de me vestir assim?
Porque eu tenho toda essa liberdade?
Simples! Porque eu acredito no poder da Representatividade, e é justamente sobre isso que vamos falar hoje.

Vamos falar um pouco sobre transição capilar e minhas experiências enquanto mulher que se descobriu novamente durante a transição. Lá no canal eu já falei várias vezes sobre transição capilar e como o processo dela foi transformador pra mim. E a transição não foi apenas um processo em que mudou a minha estética com a minha relação com o meu cabelo mas ela mudou por inteiro.
E ela é um processo meio complicado mas de pouquinho em pouquinho aos poucos eu fui me construindo e finalmente eu me olhei no espelho e fiz as pazes com minha imagem.
Eu não falo apenas do meu cabelo, mas sim do meu corpo, meus traços, a cor da minha pele e minha forma de ser.

Eu gosto de associar a minha transição à minha descoberta, eu costumo dizer que foi meu processo de renascimento onde eu pude descobrir minha verdadeira identidade, onde eu descobrir uma Emanuelly que até então eu não conhecia. É como se a transição não fosse apenas capilar sabe, foi uma transição total tipo de uma Emanuelly frágil e que meio que não sabia entender a si mesma pra um resultado de uma Emanuelly beem melhor.

E eu acho que foi a junção de vários fatores que resultaram tudo isso dentro de mim principalmente esse reconhecimento enquanto mulher, sobre minhas raízes e enfim...
E assim como tudo é um processo, eu acredito que ainda existem muitas pessoas que ainda estejam nesse processo de identificação. Eu acho que inspiração, o exemplo e principalmente a representatividade são coisas muito fundamentais nesse processo. E durante esse processo, tiveram muitas mulheres que me incentivaram, e embora elas não soubessem, elas me ajudaram a ser forte, a enxergar e até mesmo me ver de uma maneira totalmente diferente.

E é muito importante discutirmos sobre isso porque é algo muito presente na sociedade, nenhum ser humano merece ser excluído de algum grupo por conta da sua cor de pele, pelo jeito do cabelo ou até mesmo pelo jeito de ser, porém infelizmente isso ainda é muito presente.

Vou contar brevemente um fato que aconteceu comigo no mês passado (abril). Eu me inscrevi em um concurso para ser embaixadora de uma determinada marca que eu não vou citar o nome e eu estava muito confiante e foquei muito, e resumo da opera eu fui pra final. Na final eles colocaram dois desafios, e um deles era pra gente contar porque merecia o grande título e eu claro, além de falar sobre o porquê eu deixei claro que queria representar as meninas que tinham o mesmo tipo de cabelo como o meu. E tipo eu estava bem confiante!
E no final de tudo eles escolheram três garotas com o mesmo perfil, altas, cabelos longos e lisos, brancas e etc... Eu fiquei tipo.. Q?

Não escolheram uma cacheada, nem crespa. Todas eram lizas!
E não é discriminando não mas, como eu iria me identificar ou me sentir representada por uma marca que não abraça outros tipos de cabelo, sendo estamos vivendo em um tempo em que graças à deus os padrões mudaram. 

Então gente, querendo ou não está tudo ligado. O movimento das crespas e cacheadas é importante sim, foi através de tudo isso que eu passei pela transição e hoje sou a mulher que sou hoje, foi através de pessoas que pregam a aceitação e o empoderamento que várias meninas se aceitam do jeito que são.

E eu acho muito importante abrirmos espaços pra falar sobre isso, porque não se trata só de conscientizar, é algo pra ser colocado em prática.
Eu particularmente fico muito feliz quando vejo uma inspiração minha, fazendo uma campanha pra uma marca ou algo do tipo. Aquilo me deixa feliz, eu me sinto representada com isso.
Mesmo não tendo o conhecimento do mundo pra falar sobre o assunto, o pouco que sei e baseando nas minhas experiências de vida trouxe aqui pra vocês de uma forma bem nossa pra que a gente reflita mais sobre isso porque às vezes a gente só se dar conta, quando a gente vive aquilo.

E pra finalizar eu quero agradecer por vocês estarem sempre comigo, por me apoiarem e assim como vocês se inspiram em mim, eu me sinto de certa forma representando vocês.


Beijos, fiquem com Deus e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © | Design e Código: Sanyt Design | Modificado por: Emanuelly Magal | • voltar ao topo